19 fevereiro, 2008

GUARDA CIVIL

O 5º. Agrupamento da Guarda Civil, sediado em Santos, contou com um valoroso esquadrão de futebol que disputou, nas canchas de amadores, movimentadas partidas.

A ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA GUARDA CIVIL, foi fundada em 1954, contribuindo para tanto, os Inspetores Floriano Gonzaga, Chefe da Divisão; Leôncio Cecheleiro, Chefe de Agrupamento, Máximo Cericelli Pacca e, outros graduados da Corporação, que contaram com o apoio da Diretoria Superior da Guarda Civil.

O esporte praticado no 5º. Agrupamento era um complemento do preparo físico dos guardas civis, para o mellhor desempenho de suas funções. Praticavam o futebol e o tiro-ao-alvo. Filiada à Liga de Futebol Amador de Santos e à F.P.F., disputou o Campeonato Corporativo e Comercial.

Em 1955, foi classificada Campeã do Torneio Início, no futebol; em 1952, foi classificada Campeão de tiro-ao-alvo por sua equipe individual, sendo Campeão o Guarda, Antonio Pinto de Camargo, e Vice-Campeão, o Inspetor Chefe do Agrupamento, Floriano Gonzaga.

Em 1956, a A.D. Guarda Civil realizou a performance de 25 partidas invictas.

DIRETORIA: Presidente, Inspetor Chefe do Agrupamento, Floriano Gonzaga; Vice-Presidente, Inspetor Chefe de Divisão, Leôncio Cecheleiro; Secretário Geral, C.D. Luiz Gonzaga de Barros; 2º. Secretário, Leonel Gonçalves; Tesoureiro, C.D. José Antônio Soares; 2º. Tesoureiro, Inspetor Geraldo Benedito Pinheiro; Diretor Esportivo, Inspetor Manuel Jorge Jr.; Vice-Diretor Esportivo, Inspetor Chefe João de Castro Mendes.

O Presidente da A.D. Guarda Civil serviu à Corporação, em Santos, ascendeu à classe distinta em 1940, e, rapidamente, foi galgando posições, sendo promovido a Sub-Inspetor em 1943; Inspetor em 1950 e Inspetor-Chefe, em 1953; e, a seguir, Inpetor Chefe de Agrupamento. Detentor de cinco diplomas da Escola de Polícia do Estado, onde cursou as três séries normais e as séries suplementares de aperfeiçoamento e especialização. Sobressaiu-se nos movimentos associativos da classe, pertencendo à equipe de tiro-ao-alvo do 5º. Agrupamento, conquistando por três anos seguidos, o Campeonato Interno da Corporação, fazendo jus à Taça "Major Adelávio B. Lemos".

Fonte:

 

Nenhum comentário: