18 fevereiro, 2008

ITATINGA A.C.

Quase 80 anos nos separam daquele dia em que vários esportistas de Santos se reuniram para a fundação de um novo clube. Eram eles: Luiz Ferreira, Manuel de Oliveira, João Francisco de Oliveira, Antonio Bastos, Benedito Germano, Benedito Antonio Santos, Carlos Pereira dos Santos, Alexandre Lopes Sales, João Ferreira Castilho, Carmelo Serafim e outros.

Essa reunião realizou-se a 7 de setembro de 1928, congregando os funcionários que trabalhavam na Cia Docas de Santos, designados para a usina de força localizada em Itatinga, de onde resulta a denonimação dada ao grêmio ITATINGA ATLÉTICO CLUBE.

Várias modalidades esportivas foram introduzidas nas atividades do Itatinga A.C., como o futebol, bola ao cesto, voleibol e pingue-pongue Disputava  em caráter amistoso sem participar dos certames oficiais.

O terreno de sua praça de esportes foi doado pelo Sr. José Vergara, agricultor em Santos, com a condição de que a Cia Docas fizesse a construção do estádio, o que foi feito na gestão do seu presidente, Dr. Ismael Coelho de Souza, Inspetor Geral. Essa praça passou a denominar-se Estádio "".

Dentre seus atletas destaca-se a figura de Inocêncio Rodrigues de Araújo que, além de goleiro do quadro, foi um destacado corredor de fundo, campeão santista por vários anos; Campeão dos Campeões nos Jogos Abertos do Interior, contemplado com uma viagem à Argentina, prêmio oferecido pela Federação Paulista de Atletismo.

Inocêncio Rodrigues de Araújo, falecido em 2004,  foi campeão da Corrida de São Silvestre do Interior, no ano de 1937 e da prova São João promovida pelo jornal "A Tribuna", no ano de 1938. Em 1941, no Campeonato Sul-Americano, em Buenos Aires, foi vencedor da prova "Chama Militar".

Colaboraram com a diretoria do Itatinga A.C, vários engenheiros da Cia Docas de Santos, citando-se os senhores: Dr. José Menezes Berenguer, Dr. Milton Pitta, Dr. Paulo Freitas Filho, Dr. Américo Beterline, Dr. José Francisco Faria Neto, Dr. Antonio Alves Freire e Dr. Afonso Krugue.

DIRETORIA: Presidente de Honra, Dr. Ismael Coelho de Souza; Presidente, Hélio Hélcias; Vice-Presidente, Amancio Dionísio Neto; 1º. Secretário, Haroldo de Oliveira; 2º. Secretário, Laurindo Marques Canoilas; 1º. Tesoureiro, Rivaldo Abreu Freitas; 1º. Diretor Esportivo, Benedito Cunha Bueno; 2º. Diretor Esportivo, João Damásio de Souza; Conselho Fiscal: José Figueiredo, Marcílio Soares e Antonio Marcolino Neto; Conselho Deliberativo: Leonardo Lauro Ferrante Vairo, Aristides de Oliveira, Eulampio de Souza e Demerval Fernandes Alvarenga.

Fonte:

 



Um comentário:

felipe salles disse...

olá boa noite, se por acaso o senhor tiver mais fotos dos times do itatinga, poderia mandar para o meu e-mail fsmsalles@hotmail meu bisavô foi um dos fundadores e meu avô aparece em 2 fotos das que estão aqui, obrigado