13 março, 2009

Grêmio São Luiz











(clique aqui para ver mais fotos)



O Grêmio São Luiz era formado por alunos do tradicional Colégio Santista, e foi uma agremiação de muita expressão na vida esportiva santista.Fundado a 16 de abril de 1936, pelo falecido Irmão José Cipriano, o Grêmio São Luiz desenvolveu intensa atividade no setor esportivo e no meio educacional da cidade de Santos. Suas cores eram o azul e branco.

Na história dessa agremiação muitos foram os episódios relevantes sucedidos e muitos foram os garotos que por ali desfilaram e, vieram, posteriormente, a ocupar os cargos de maior relevo da vida pública.
O Grêmio desenvolvia suas atividades de duas maneiras: um intercâmbio com outras associações congêneres ou não, e as atividades internas dedicadas exclusivamente aos seus sócios, alunos do Colégio Santista.

Na verdade, ele era mais para os alunos, pois servia como agregador das atividades extra-escolares dos associados.

O esporte mais divulgado da agremiação era o futebol. O basquete, vôlei, tênis de mesa, tamboréu, damas, xadrez, entretanto, eram intensamente praticados.

Conseguiu prestígio no cenário esportivo regional e estadual, graças ao trabalho do técnico Danilo Rodrigues Aniceto. O Grêmio São Luiz revelou grandes nomes para o futebol nacional comol: Célio (Ponte Preta), Jorge (Jabuca), Gonçalo (SPFC), Cacalo e De Maria.O goleiro Gilmar, um dos melhores goleiros da história do futebol, também defendeu as cores do Grêmio São Luiz.

Colaboradores: Joaquim Pires Teixeira Bastos Neto (meu amigo Tota), e Rubens Quintas

Nenhum comentário: