29 abril, 2009

Apolo Atlético Clube








O Apolo Atlético Clube, o galo do Canal 3, foi fundado no dia 13 de novembro de 1937, pela dedicação de uma turma que se reunia no canal 3. Foi um dos clubes mais representativos do futebol de praia que mostrou muito trabalho, força de vontade, esforço e nobreza na prática do puro amadorismo esportivo.
A fundação do clube aconteceu na residência do Dr. Fernando Jatobá, com a presença dos seguintes desportistas: Roberto Jatobá, José Alexandre Tavares Guerreiro, Danilo Tavares Guerreiro, Hélio de Oliveira Fontes, Tito Lívio, Ricardo Pinto de Oliveira, Reginaldo Fialho Duarte, entre outros.Nascido do Náutico Praia Clube ou não, a verdade é que o Apolo foi uma força dentro do futebol de praia santista.

Consta, ainda, que a partir de 1969 uma turma jovem e dinâmica assumiu a direção do clube, e os mais velhos, baluartes de 1937, passaram apenas a aconselhar, formando um Conselho Deliberativo. Jogadores de fora tiveram sua vez. Em 1970 venceu o famoso Torneio do Canal 3, o que impulsionou o time para novas conquistas.

Em 1971, a primeira alegria foi o Torneio “Crônica Esportiva”, onde Serginho, o grande ponta de lança, revelou-se como o melhor jogador do torneio recebendo o Troféu Rádio Atlântica; Kike, lateral direita, ficou em segundo lugar juntamente com Peirão, do Campos Melo. A defesa do Apolo foi a menos vazada do campeonato.

Não se classificaram para o Torneio Inverno, mas no dia 04 de dezembro de 1971 foram campeões do Campeonato Paulista - Divisão Principal, um título perseguido por muitos anos.Na ocasião foram homenageados os atletas:Toninho, que veio do Grêmio HAC - Calçada - Náutico até 1967 - Kike, Grêmio HAC até 70 - Chico, Cruzeiro até 69 - Serjão, Náutico até 67 - Armandinho, Grêmio HAC até 69 - Sigefredo, Náutico até 68 - Zangado, Grêmio HAC até 62 - Aryzinho, Democrático até 69 - Zé Francisco, Orquidário até 1970 - Adilson, Grêmio Inter até 69 - Serginho, Alvorada até 69 - Airton, Atlético até 69 e Mingota, que sempre jogou no Apolo, um dos jogadores mais humildes e regulares da equipe.

Em 18 de dezembro de 1971, sob o comando de Tuia, após muita tensão nervosa e muito sacrifício, abocanharam um título de significado muito maior: Campeão da Divisão de Aspirantes.
O clube praiano foi extinto em 2007.

Nenhum comentário: