29 abril, 2009

Samburá Praia Clube

O Samburá foi fundado no ano de 1969, com a finalidade de disputar os campeonatos de futebol de praia que então eram promovidos pela Liga da Modalidade. Suas cores oficiais são o azul e o branco e o seu símbolo é um cavalo marinho.
Atualmente, os seus jogos são realizados aos sábados, à tarde, na praia do José Menino, em frente à rua Maranhão, próximo ao Canal 1.

O clube possui 40 sócios, cuja maioria está na faixa dos 35 aos 40 anos de idade. O mais jovem tem 21 anos e o mais idoso, 70. Todos os sócios pagam uma mensalidade de R$ 15,00.
A diretoria é composta por 4 diretores: presidente de honra, presidente, diretor de esporte e diretor social. Não há um estatuto formal, apenas regras estabelecidas de comum acordo. São formados, cada sábado, duas equipes com vinte e dois primeiros sócios. Os demais têm assegurada a sua participação no segundo tempo.
O ponto de encontro dos jogadores acontece em torno de uma hora antes do jogo, na área demarcada do campo na praia, próximo a barraca do "Margarido", conhecido e divertido personagem da orla santista. Após os jogos, o terceiro tempo, que era promovido na "Padaria Roxy", por insistência do Margarido passou a ser em torno de sua própria barraca. São momentos em que os associados se reúnem para uma cerveja gelada e para jogos de dominó e cartas. Às vezes, é também promovido um churrasco. Nos finais de ano, o clube promove um jogo festivo contra clube de praia da proximidades, bem como jantar dançantes de confraternização.
As partidas são apitadas pelo sócio Cláudio Almeida, o "Claudinho Samburá", aquele dos mil gols, que hoje não joga mais e é o juiz oficial do clube. Claudinho é sócio do Samburá há aproximadamente 28 anos e faz um destaque especial, entre os atuais jogadores, para o Professor Ponna (professor de matemática financeira) que, aos 70 anos, continua jogando, mesmo tendo fraturado a perna há nove anos, o que motivou a seu afastamento por dois anos. Ninguém esperava que ele voltasse a jogar, mas, para a alegria de todos, retornou e continua firme.
As informações anteriores foram prestadas pelo atual presidente, César Ricardo Rollo Dias, 38 anos, bancário, no clube há 24 anos, apresentado por seu tio, quando tinha menos de 15 anos.
Fonte: NORI, Célio - Boleiros de Areia - Editora SESC SÃO PAULO - 2002 e site oficial do Samburá Praia Clube

Nenhum comentário: